Como cuidar de porquinhos-da-índia
Comportamento Tranquilos, mansos e tímidos, preferem fugir a atacar, por isso dificilmente mordem. São noturnos e para se acostumarem com o dono, precisam de um tempinho diário para brincarem e não se sentirem sozinhos, assim tornam-se menos assustados. Convivem bem com outros porquinhos-dá-índia, e são curiosos e engraçadinhos. Como são carentes, não gostam de ficar sozinhos por um longo período de tempo.
Alimentação Ração específica para porquinhos-da-índia, alfafa, feno, capim e folhas verde escuras (Ex.: brócolis, couve).
Precisam de suplementação de vitamina C, pois eles não a produzem.
Evitar dar frutas ácidas e mistura de sementes gordurosas, como girassol e milho.
Deixar os potinhos de ração sempre cheios, pois como eles têm o metabolismo rápido, não podem ficar muito tempo sem comer.
Deixar água fresca e limpa à vontade.
Veja aqui mais dicas de alimentação para porquinhos-da-índia.
Acomodação Gaiolas específicas com um único andar, para evitar quedas, forradas com maravalha para não as patinhas dos porquinhos-da-índia. Colocar brinquedos de madeira para desgastarem os dentes, que crescem continuamente durante sua vida. Deixar a gaiola em um lugar fresco, sem corrente de ar e longe de fonte de calor.
Cuidados Os cuidados básicos que se deve ter com esses bichinhos engraçadinhos são:
Quando for brincar com seu porquinho-da-índia, não o deixe solto sem sua supervisão, pois podem roer fios elétricos e objetos que podem machucá-los.
Não os deixe sozinhos com animais maiores, como cachorros e gatos, que podem atacá-los; e nem com coelhos, pois estes possuem uma bactéria em sua saliva que pode transmitir pneumonia para o porquinho-da-índia;
Por terem pelos grossos, não toleram excesso de calor, por isso não exponha por muito tempo seu porquinho-da-índia no sol;
Não use rodas de exercícios, pois sua coluna vertebral não tolera ficar nessa posição;
Deixe em sua gaiola, tocas e esconderijos para brincarem e se sentirem seguros;
Leve seu porquinho-da-índia ao veterinário especializado regularmente para check-ups.
Preço Varia de acordo com a pelagem, entre R$20 e R$40.
Espero que esse post tenha ajudado! Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever para nós! :)