Custos para manter pets roedores e aves
Continuando nossa série sobre custos envolvidos para manter seu pet, vamos falar nesse post sobre os gastos de ter pets roedores e aves.
Vamos começar pelos pequenos roedores.
Custos para manter pets roedores
Apesar de serem animais pequenos, é preciso desembolsar uma quantia de dinheiro mensalmente para que seu bichinhos fiquem saudáveis e felizes. Para roedores como hamsters, coelhos, chinchilas e porquinhos-da-índia, o custo inicial é o que mais pesa no orçamento, como o próprio preço do animal (se não for adotado), os acessórios como comedouro, bebedouro, brinquedos de madeira para desgastarem os dentes e a gaiola adequada para cada pet. Os custos mensais para pets roedores são para a alimentação - que consiste em sua maioria com ração, verduras, legumes, frutas, petiscos, alfafa e feno - forração da gaiola e eventuais consultas ao veterinário. Como geralmente não precisam de vacinas e vermífugos, é um gasto a menos para se preocupar.
Custos para manter calopsita
Para cuidar bem de aves, como a calopsita, não precisa despender muito dinheiro mensalmente. Pode-se gastar mais no começo ao comprar a ave (se não encontrar para adoção), comedouro, bebedouro, brinquedos para se distraírem e gaiola. Os gastos mensais de uma calopsita são com alimentação (ração, frutas, legumes e verduras, sementes e grãos, e petiscos) e eventuais consultas ao veterinário.
Vamos comparar nesta tabela os valores médios para os gastos iniciais para pets roedores e para calopsita:
*Se for adotar, desconsidere esse valor. **Dados referentes à média de valores dos preços dos produtos encontrados no buscapé, em agosto de 2016.
Com esses valores, os pets que gastam menos inicialmente são o hamster e o porquinho-da-índia, depois vem calopsita, coelho e chinchila.
Agora vamos comparar os valores médios com gastos mensais com esses pequenos animais de estimação:
*Como os porquinhos-da-índia não produzem vitamina C, é necessário dar doses dessa vitamina periodicamente para eles. Caso os outros pets precise de algum suplemento vitamínico, será prescrita pelo veterinário responsável.
**Como as chonchilas não podem tomar banho com água, é preciso comprar um pó específico para banhos secos. ***Dados referentes à média de valores dos preços dos produtos encontrados no buscapé, em agosto de 2016.
Com os valores mostrados na tabela anterior, os pets que gastam menos mensalmente são hamster e calopsita, seguido de porquinho-da-índia, coelho e chinchila.
Os valores mostrados nesse post são apenas uma média dos gastos iniciais e mensais com cada pet. Então lembre-se de que antes de ter seu pet, é sempre bom:
Pesquisar e fazer uma planilha para os gastos mensais do seu pet;
Incluir uma estimativa de despesas do pet no orçamento da sua família para ver se pode arcar com esses gastos, já que ele ficará um bom tempo no seu lar;
Nunca comprar seu animal por impulso, pois evita que sua conta fique no vermelho e que seu bichinho corra o risco de ser abandonado.
Espero que esse post ajude você a planejar seu orçamento para ter um bichinho como nova companhia! Se tem alguma dúvida ou sugestão de post, é só escrever para nós que tentaremos ajudar da melhor forma possível! :)