Como cuidar do seu pequeno roedor: o hamster
Comportamento Espertos, silenciosos e dóceis, adoram e correr em suas rodinhas de exercício. Por serem noturnos, ficam mais ativos à noite. Dependendo da raça, podem ficar juntos. As raças mais comuns no Brasil são: sírio, sírio angorá, anão russo e chinês. Saiba mais sobre essas raças aqui. Os hamsters sírios são os maiores, mas também os mais territorialistas, não tolerando outro hamster na mesma gaiola; as outras raças são mais sociáveis, principalmente se estão juntas desde filhotes. Vivem pouco, em média, 1 ano e meio a 2 anos, mas são muito alegres, brincalhões e intensos.
Alimentação Ração própria para hamsters, água fresca à vontade, petiscos e sementes com moderação, por serem muito gordurosos. E não dar chocolate e doces em geral.
Acomodação
Geralmente vivem em gaiolas próprias, mas se o hamster for muito pequeno, ou o espaço entre as grades da gaiola for muito grande, podem viver em aquários também.
Forrar o chão da gaiola ou do aquário com maravalha.
Ter rodinhas de exercício, brinquedos de madeira e tubos para brincarem e se distraírem.
Cuidados Esses bichinhos pequenos e brincalhões precisam de alguns cuidados, como:
Limpeza da gaiola semanalmente;
Utilizar maravalha em vez de serragem para forrar a gaiola, pois a maravalha solta menos pó e não causa alergias nos olhos do seu hamster e nem problemas respiratórios;
Use bebedouros próprios para hamsters, assim não se molham e não correm o risco de ficarem com hiportemia;
Como os dentes dos hamsters não param de crescer, dê ração própria dura e brinquedos de madeira para roerem e desgastarem os dentinhos;
Na hora de brincar com seu hamster, certifique-se que não tem lugares que ele possa se esconder e ficar difícil pegá-lo depois. Se preferir, coloque-os em caixas de papelão grandes com seus brinquedos favoritos e tubos para se entreterem. Você também pode fazer vários brinquedos para seu hamster utilizando rolinhos de papel higiênico e palitos para sorvete.
Lembre-se de levar seu hamster no veterinário, caso perceba qualquer problema, pois são muito frágeis e debilitam-se rapidamente.
Preço Varia de acordo com a raça, entre R$10 a R$30.