top of page
  • De Boas Pet

Entenda o seu coelhinho

Você já deve ter percebido que o seu coelho tem uma forma toda especial de se expressar. Mas o que esse "coelhês" quer dizer? Separamos uma lista com as ações mais comuns para ajudá-lo a entender o que seu bichinho fofinho está tentando falar para você.

Veja aqui os principais tipos de comportamento do seu coelho e o que significa cada forma de comunicação, para entender melhor o que eles pensam e sentem.

guia comportamento do coelho

Pedindo carinho: quando os coelhos encostam a cabecinha na sua mão ou dão alguns toques com o nariz, estão pedindo que façam cafunés neles. Coelhos adoram carinho, principalmente na região da testa e do rosto, podendo até fazer uns barulhinhos de satisfação. Isso equivale ao ronronar dos gatos, e quer dizer que estão descontraídos.


Atentos: quando ficam em pé e com orelhas para cima, é sinal de que ouviram algo que os deixaram curiosos e atentos.


Bravos: apesar de fofinhos, coelhos também ficam bravos. Quando batem as patas traseiras no chão, fazendo um baque alto, é sinal de alerta máximo. Algo no ambiente os assustaram e querem afugentar algo de seu território. De qualquer forma, seu coelho está demonstrando que está nervoso, então espere ele se acalmar para fazer carinho nele.


Assustados: quando começam a fazer movimento de cavar e se escondem em baixo de algo, como sua coberta por exemplo, é porque ouviram algo que os deixaram assustados. Verifique o que pode ser a causa ou troque seu coelho de lugar.


Pulando de alegria: quando os coelhos saltam várias vezes seguidas, é sinal de que estão super felizes. Esses pulos são os famosos "binkies". Normalmente fazem o "binky" quando estão brincando, relaxados e alegres.

 
guia comportamental do coelho

Pedindo petiscos: quando os coelhos apoiam sua patinhas dianteiras em você, e o olham fixamente, é porque querem guloseimas. Mas cuidado, não caia nessa "armadilha" toda vez, pois os coelhos tem tendência a engordar, podendo ocasionar problemas de saúde.

Relaxados: quando estão deitados com as patas esticadas e cabeça no chão, é sinal de que estão muito relaxados e descontraídos, podendo até adormecer nessa posição.

 

Soninho: quando abrem a boca, é porque já brincaram bastante e estão cansados.

 

Ao ataque: quando mordem ou arranham algo, é porque não gostam da situação. Pode ser por algo que os deixaram estressados ou assustados. Se esse comportamento for frequente, melhor castrá-lo.


Lambidas: quando seu coelho te lambe, é sinal de que gosta muito de você e está demonstrando o seu grande afeto. Mas se as lambidas forem muito frequentes, pode ser sinal de falta de sais minerais. Ofereça uma pedra de sais (própria para coelhos) para esse comportamento diminuir.


 

Espero que essas dicas ajudem você a entender melhor seu coelhinho, e com isso terem uma convivência mais saudável e feliz.











Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page